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DAF amplia participação no mercado de caminhões semipesados e traz novo motor

Lançamento do novo CF com motor de sete litros marca nova investida da empresa no mercado brasileiro. Caminhão chega nas versões 6x2 e 8x2

A DAF continua seu trabalho para se consolidar cada vez mais no mercado brasileiro. Ao completar oito anos desde o início da produção de seus caminhões em Ponta Grossa, no Paraná, a empresa já registra mais de 18 mil veículos feitos no Brasil, tem a terceira posição no ranking dos pesados mais vendidos, mas ainda quer mais.

Lançamento de peso
“Estimamos crescer 20% este ano. O dobro do mercado, segundo as perspectivas do setor”, conta, animado, Luis Gambim, diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil. Para isso, a empresa começou 2021 com o lançamento de uma nova família de produtos: o DAF CF com motorização PACCAR GR de 7 litros. O motor tem seis cilindros e vem em versões de 280 cavalos, com torque máximo de 950 Nm e 300 cavalos de potência, com torque máximo de 1.100 Nm. O motor está sendo fabricado pela Cummins em Guarulhos (SP), utilizando o projeto da GR-7 PACCAR.

Este motor tem injeção eletrônica do tipo common rail e o caminhão tem freio motor do tipo Borboleta com 224 cavalos de potência.

 

A transmissão escolhida é a ZF AStronic automatizada de 12 velocidades, mas também há a opção de comprar os caminhões com transmissão ZF manual de 9 marchas. Os novos caminhões são de chassi rígido e contam com duas opções de configuração de eixos e Peso Bruto Total: a versão 6×2 tem PBT de 23 toneladas e a versão bitruck 8×2 tem PBT de 29 toneladas.

 

“O Brasil é um mercado potencial muito grande que vem apresentando uma evolução contínua, impulsionando as novas estratégias da companhia. Hoje, a DAF figura entre as principais marcas de caminhões pesados do país, com recordes consecutivos de emplacamentos e aumento contínuo da sua base de clientes. Em 2022, vamos continuar investindo no país e na fábrica de Ponta Grossa, visando melhorias para impulsionar ainda mais o crescimento da marca, a satisfação dos nossos clientes e, consequentemente, a participação no mercado nacional, mantendo o DNA de excelência e atendimento premium”, afirma Lance Walters, Presidente da DAF Caminhões Brasil.

O eixo de tração do novo caminhão da DAF é fabricado pela Meritor, modelo MS-155 20T, com relação de diferencial de 3,73:1 ou 4,10:10. O eixo de apoio é Suspensys, com suspensor pneumático, e os eixos direcionais são DANA/DAF, modelo 133N, feito com aço forjado.
O tanque de combustível plástico tem capacidade para até 650 litros de diesel e o tanque de Arla tem 45 litros.

Opções de cabine

A nova linha DAF CF com motor PACCAR GR-7 tem três opções de cabine: a Day, a Sleeper e a Space. Segundo a DAF, a cabine Day é exclusiva para a versão 6×2 do caminhão. Ela tem 1,60 metro de altura interna e, por não contar com leito, foi projetada para o uso diurno, sem pernoite. A cabine, Sleeper tem a mesma altura e conta com a cama de 2 metros de comprimento nas duas versões. A cabine Space tem 2,23 metros de altura e 2,10 metros de comprimento, com leito beliche opcional e novos colchões com espuma de alta densidade.

A DAF ainda não divulgou o preço dos novos caminhões, mas assim que a informação estiver disponível esta matéria será atualizada. Os novos caminhões CF da DAF estarão disponíveis no mercado brasileiro ainda neste semestre.

O jornalista Leo Doca viajou a Ponta Grossa (PR) a convite da DAF Caminhões Brasil.

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