A Volvo está de olho no transporte do futuro. A empresa desenvolve no Brasil o conceito de um conjunto com cavalo mecânico e implementos que poderá transportar grãos e outras cargas com maior eficiência, graças à aplicação de novas tecnologias e novos projetos.
O nome do caminhão em inglês é Efficiency Concept Truck, que traduzido para o bom português fica “Caminhão-Conceito de Eficiência”. É um projeto que a Volvo do Brasil desenvolve junto com a Randon, que fez o implemento, a Hyva, que é responsável pelo sistema hidráulico de báscula e a Continental, que projetou e fabricou os pneus.
O que ele tem de diferente?
O caminhão-conceito eficiente da Volvo é um modelo FH 6×4 com o motor de 13 litros que desenvolve 540 cavalos de potência, mas ele tem algumas diferenças com os caminhões da linha atual. Pra começar, visualmente, ele é mais baixo e a cabine é mais alongada, com defletores duas vezes maiores do que os convencionais.
A frente tem desenho diferente, mais aerodinâmico e o entre-eixos é menor, de 3.000 mm, o que aproximou a carreta do final da cabine, reduzindo o arrasto com o ar. Para fazer isso, a Volvo teve que colocar as baterias e o tanque de Arla em outro lugar.
O caminhão não tem retrovisores. No lugar, tem um sistema de câmeras digitais e telas internas para que o motorista consiga ter boa visibilidade, inclusive reduzindo os pontos cegos. Para completar o pacote, o Volvo graneleiro conceito tem suspensão dianteira mais leve, freios a disco e traz saias laterais, além de calotas e rodas de alumínio e extensores das portas. Segundo a fabricante, tudo feito para privilegiar a aerodinâmica.
Para o motorista, tem mais conforto: o espaço interno da cabine aumentou e a nova cama é 250 mm mais larga. Mas, o que mudou na parte de tecnologia e performance?
O motor de 13 litros da Volvo usado neste caminhão é, segundo a empresa, uma evolução com diversas melhorias. Tem pistões com novo desenho, para que a queima do diesel aconteça no centro dos cilindros, proporcionando menor consumo, e tem também um novo sistema turbocompressor para torque extra em rotações mais baixas, quando o caminhão estiver em velocidade de cruzeiro em viagens longas.
A troca de óleo no caminhão-conceito é feita por diferença de pressão, e não por gravidade, como nos caminhões convencionais. Isso faz com que a troca seja mais rápida e mais limpa. Os filtros também são novos, e são dois, em vez de três, usando um óleo novo, o VDS5, que é menos viscoso e circula com mais facilidade pelo motor, lubrificando mais rapidamente e auxiliando na redução de consumo de combustível.
Mais tecnologia
Em tempos de preocupação com a sustentabilidade e a eficiência energética, o caminhão-conceito graneleiro da Volvo tem um sistema próprio para gerar energia. O painel fotovoltaico e os capacitores instalados no caminhão abastecem os componentes eletrônicos do veículo, garantindo mais vida útil para as baterias. Esta peça foi feita por impressão 3D, o que vai facilitar no pós-venda. É um suporte do paralama traseiro, que foi impresso em alumínio mantendo as características do componente original.
Segundo a Volvo, o conjunto vai ser testado em operações reais no transporte de grãos a partir dos produtores no Centro-Oeste, rumo aos portos para o embarque à exportação. “A Volvo é uma marca focada em inovação. Esse caminhão é um laboratório sobre rodas, onde vamos testar tecnologias que chegarão aos veículos de série no futuro. Esse é o primeiro caminhão-conceito construído no Brasil, para a realidade do transporte que temos aqui”, declara Fabrício Todeschini, diretor de engenharia de veículos da Volvo no Brasil.